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O que é Branding?

O que é Branding?

O que é Branding?

Por Prepta • 16/10/2020

O desejo de todo empreendedor é que sua marca seja sempre lembrada. É aí que entra o Branding na jogada.

O Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores de uma marca. Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes essenciais para que o cliente lembre e escolha sua marca e não a do concorrente.

Quer ver como isso funciona na prática? Pense na Coca-Cola. É bem provável que você tenha associado as cores do logo, tipo de fonte, formas e, mais do que isso, resgatou uma sensação ou lembrança que essa marca te proporcionou algum dia.

Quando uma marca realiza um bom trabalho de branding como esse, ela consegue criar essas sensações e percepções nos consumidores. Dessa forma, acaba ganhando valor e o produto passa a ser valorizado também.

Por que investir em branding?

Com tantas empresas no mercado, ser diferente é algo indispensável. Isso passa muito pela criação de um elo com o cliente, ou seja, fazer com que ele se identifique com a marca, produtos e/ou serviços.

Quando ocorre esse “match” entre você e o cliente, bingo: ele fica encantado. O consumidor vai se dispor a pagar mais por seus produtos ou serviços, porque sabe que sua marca vai proporcionar sensações prazerosas. Isso significa que a sensação e a identificação com sua empresa são pontos fundamentais para um bom negócio.

Se você ainda não faz um bom trabalho de brading, mas tem o desejo de estar fresquinho na memória dos clientes, esse é o momento ideal para trabalhar a marca.

Continue a leitura e descubra o conjunto de ferramentas que ajudam a compor o branding arrasador.

Logotipo

Pense no que sua marca quer transmitir ao público. A fonte e o símbolo precisam harmonizar, de modo que se fundem e formem algo único. Afinal, ele vai se tornar referência para sua marca.

Portanto, pense direitinho no que você almeja antes de contratar o serviço de um designer para criar seu logotipo. Para te ajudar, faça um esboço e mostre-o aos seus clientes. A opinião deles é muito importante para se chegar ao resultado final.

Slogan

Criado o logo, hora de pensar em um slogan. Além de personalizar sua marca, e se bem feito, ficará preso à memória do consumidor mesmo que ele não seja seu cliente. Você lembra de quem é a frase: “preço menor, ninguém faz!”? Se você disse Lojas Marabraz, acertou!

Você pode se recordar de algum móvel comprado nessa loja, alguma história envolvendo a marca ou até mesmo se lembrar do famoso comercial nas vozes de Zezé di Camargo e Luciano. Fato é que esse slogan resgatou sensações. 

Esse slogan foi criado em 1997 e ainda é muito presente nos dias atuais. Portanto, é uma prova de que um slogan marcante nunca envelhece.

Cores

As cores que vão compor o logotipo da sua marca também são fundamentais para boa estratégia de branding. Por exemplo, se sua empresa é um fast-food, não faz sentido ter tons verdes, pois é uma cor ligada à saúde, tranquilidade e bem-estar. Nesse caso, o ideal é a cor vermelha, pois ativa o desejo no cérebro, ou seja, o cliente sentirá o desejo de comprar o lanche.

Defensores da marca

Por fim, pessoas que gostam, se identificam e defendem sua marca é outra excelente estratégia de branding para o seu negócio decolar.

Se seus consumidores sentem que sua marca traz algo valioso, seja pela qualidade do produto ou serviço ou pelas lembranças e sensações boas, fique tranquilo(a). Você criou uma conexão emocional e conquistou defensores. 

Após ficar por dentro de todas essas dicas que vão decolar seu negócio, que tal começar sua estratégia de branding hoje mesmo? Em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos entre em contato conosco!

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